TURMALINA: Da Visão Inspiradora à Ação Transformadora
Associação Pedagógica Satori
Público Beneficiado – 60 crianças e adolescentes do entorno educativo e social da EWRT; educadores da escola; alunos do ensino médio da escola; profissionais do entorno (marceneiros agricultores criadores entre outros)
Problema - A instalação da escola no município de Paudalho evoca questionamentos sobre o papel da escola neste entorno, levando ao impulso de descobrir, através da ação e da reflexão, qual a nossa vocação social.
Oportunidade – Ao longo destes dois primeiros anos de ação, o projeto vem dando a oportunidade de, ao mapear os dons e habilidades da escola, poder experimentar ações envolvendo o entorno da escola, seja este a comunidade escolar, inciativas parceiras ou instituições municipais e estaduais. A diversidade nas frentes de ações e nos formatos estabelecidos adaptam-se à qualidade do encontro entre a escola e este entorno, num processo vivo e coerente.
Solução – O apoio dado pelo Instituto Mahle para que a pergunta sobre a vocação social da escola se mantenha viva e possa ser experimentada através das ações propostas - e refletidas em processos de avaliação-aprendizagem - confere um caráter inovador ao projeto que não seria possível de se realizar sem uma certa dose de liberdade e confiança, pela qual agradecemos. Se no primeiro ano tateamos o entorno através das ações com circo, cavalos e agricultura-educação, este ano fomos tateados pela própria escola e sua comunidade escolar que abraçam as atividades propostas pela frente-agricultura educação, incorporando-as na primeira fase de convivência social na escola neste período de pandemia. O social interno é fortemente vivenciado. Um impulso de ação e cuidado parte da terra, do interior, e se espicha para fora, para a própria comunidade escolar, atraindo e acolhendo também novas famílias interessadas. O que este fenômeno revela sobre a vocação social da escola?