A comunidade escolar Nossa Sra. do Carmo e Rede Calábria estão localizadas dentro do bairro Restinga, cuja população tem crescido exponencialmente avançando sobre a zona rural do município de Porto Alegre. Com isso, tem crescido também a ocupação irregular próxima de córregos e nascentes que acabam sendo contaminados pelos efluentes e rejeitos produzidos por moradores que, muitas vezes, não tem conhecimentos sobre os impactos ambientais que geraram.
O Projeto
O projeto Agricultura e Pedagogia Orientada pela Antroposofia no Fortalecimento do Protagonismo Comunitário Escolar propõe desenvolver habilidades no âmbito da educação socioambiental junto à comunidade escolar e moradores do bairro Restinga, em Porto Alegre/RS, promovendo interações com temáticas relacionadas a produção de alimentos em espaços de roças comunitárias biodinâmicas. Para tal, serão oferecidas oficinas de pinturas e desenhos com pigmentos naturais em vielas da periferia e discussões e ações relacionadas a gestão de resíduos sólidos (separação, compostagem e reciclagem de materiais).
O Impacto
Empoderamento, pertencimento e protagonismo são competências importantes para dignidade e justiça social onde se pretende desenvolver o projeto. Espera-se que os professores, estudantes e moradores do entorno das escolas envolvidas no projeto se transformem em agentes multiplicadores, permeados de vontade para mudanças no social, trazendo junto soluções sustentáveis para dentro de seu bairro. Comunidade escolar e urbana trabalhando juntas para o fortalecimento do protagonismo das pessoas envolvidas no projeto, se apropriando dos espaços públicos para a disseminação de ações socioambientais e sustentáveis.