ART – Agricultura Regenerativa Tropical

projeto

ART – Agricultura Regenerativa Tropical

INSTITUIÇÃO

Associação para Promoção do Retorno das Árvores

REGIÃO

Itapolis – SP

ANO

2021

O projeto

Realizado desde 2016 no Sítio São Lourenço, na região de Itápolis (SP), este projeto tem seu foco na produção agrícola, na pesquisa e no desenvolvimento de uma agricultura inclusiva e na realização de cursos e dias de campo. Nesta fase, o projeto busca viabilizar a produção e venda de legumes, frutas e plantas aromáticas/medicinais regenerativos. O foco está na otimização da quantidade colhida, na maximização do valor unitário produzido e na expansão da área de plantio, demonstrando, na prática, o valor de uma nova agricultura antroposófica que mobiliza agricultores, pesquisadores, consumidores, escolas, clínicas e empreendedores locais.

Objetivos

Expandir as áreas de produção de hortaliças, medicinais e frutas e viabilizar a sua venda, desenvolvendo o mercado regenerativo local.

– Instalar sistema de irrigação.

– Proteger os cultivos do ataque de competidores.

– Mecanizar, ao máximo, todas as operações agrícolas.

– Realizar dias de campo e cursos práticos.

resultados

– Expansão da área de horta em 2ha, perfazendo 4 ha de horta irrigada e protegida, com potencial para 2 ciclos produtivos.

-Implementação de um bananal de 1,5 ha, regenerado e irrigado, além de 3ha de goiabas produzindo, e 0,6 ha de faixas florestais com tangerinas e abacaxis.

– Trator e implementos básicos próprios, além do desenvolvimento de um picador/espalhador de MRF; perda pós-colheita inferior a 15%

– Realização de seis dias de campo e dois cursos no ano, atendendo pelo menos 90 alunos.