A prática educativa nas unidades de creches públicas conveniadas muitas vezes não possibilita oportunidades de movimento e interação entre as crianças. Da estrutura do mobiliário à organização da rotina, muitos são os desafios para que as crianças se desenvolvam de forma sadia e integral, especialmente nos três primeiros anos de vida, fase decisiva para formação humana.
O Projeto
O Projeto Caminhar pela senda da Pedagogia Waldorf visa introduzir e cultivar estudo da antropologia antroposófica como base para prática da Pedagogia Waldorf em 4 unidades educativas de creches públicas conveniadas no bairro de Campo Grande, zona sul da capital. A partir deste projeto se almeja transformar o bairro num bairro educador através das redes parceiras e serviços públicos como UBS, Ames e escolas públicas.
O Impacto
Espera-se que as unidades de creches sejam tocadas pela Pedagogia Waldorf e passem a ter um novo olhar para os espaços, ambientes e materiais redefinindo os tempos das atividades a favor da saúde integral das crianças atendidas nas creches, implementando áreas verdes, pequenas hortas e canteiros favorecendo às crianças participar e observar os fenômenos da natureza ampliando a atuação da instituição nos demais serviços atingindo todo território e abrangências.