Canto Coral

projeto

Canto Coral

INSTITUIÇÃO

ONG Alquimia

REGIÃO

São Paulo – SP

ANO

2020

O projeto

Alegria, motivação de participar de um grupo, a descoberta de novas capacidades, a melhora da autoestima, a conexão com o outro através da música. São muitos os benefícios trazidos por este projeto, desenvolvido para crianças e adolescentes, mas que envolve também suas famílias, funcionando como uma verdadeira terapia ocupacional e como veículo de transformação de vida, especialmente em tempos de pandemia. As aulas de teoria musical, canto e instrumentos tiveram de se adaptar às exigências de distanciamento social mas, mesmo assim, o projeto conseguiu alternar atividades presenciais (individuais ou para grupos reduzidos, de um mesmo núcleo familiar) e virtuais, estas com alcance que superou a sua geografia original, a capital de São Paulo.

Objetivos

– Melhorar a autoestima e estimular a criatividade por meio da música.

– Pelo ensino e prática do canto, valorizar as possibilidades expressivas da voz cantada, reconhecendo-a como o primeiro e mais importante instrumento musical humano.

– Praticar a consciência de grupo pelo reconhecimento das diversidades culturais e por meio de vivências artísticas e expressivas.

resultados

– 285 horas de aulas de música, canto e instrumentos de percussão e flauta doce para crianças e jovens.

– 68 horas de aulas de violino para crianças entre 7 e 10 anos.

– 82 horas de aulas de canto coral para crianças, jovens e adultos.

– Total de 588 horas para as atividades realizadas em todos os campos do projeto.