A produção agrícola responsável, com modelos mais rentáveis e alinhados a práticas orgânica e agroecológica são um grande desafio na região sudeste do Pará, local com diversas atividades ilegais e predatórias como o desmatamento e garimpo. Na produção de cacau e frutas, especificamente, observa-se a necessidade de constante evolução, sobretudo no tema da fertilização das áreas de produção.
O Projeto
O projeto Carimbó Antroposófico II busca por meio de práticas, pesquisa e capacitação introduzir o saber biodinâmico na comunidade de São Félix do Xingu. Pretende-se incorporar métodos sustentáveis de produção de forma holística, integrando o saber científico com as demandas locais e mundiais e gerando renda através da venda direta de produtos via CSA. No tocante à pesquisa busca-se chancelar as práticas biodinâmicas como ferramenta de melhoria de vida e elevação da qualidade produtiva para os agricultores – organizados em associação e cooperativa de pequenos agricultores, e futuros técnicos agropecuários que atuarão na região.
O Impacto
Espera-se ao final do Carimbó II aumentar para 15 o número de produtores ativos e emancipados no tocante do e-commerce, logística e gestão produtiva. Pretende-se também fortalecer o processo de transversalização de conhecimentos e técnicas na produção do cacau aportando à região práticas e técnicas de boas práticas de manejo integrado aliando baixo custo e baixo impacto ecológico.