Celebração dos 100 anos da Pedagogia Waldorf

projeto

Celebração dos 100 anos da Pedagogia Waldorf

INSTITUIÇÃO

Federação das Escolas Waldorf no Brasil (FEWB)

REGIÃO

São Paulo – SP

ANO

2018

O projeto

Em 2019, a Pedagogia Waldorf comemorou os seus 100 anos de aplicação e disseminação da filosofia educacional de Rudolf Steiner. Para isso, a FEWB desenvolveu este projeto envolvendo estudantes e professores em diversos espaços da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (ESALQ) em Piracicaba, SP. A iniciativa incluiu conferências, palestras, plenárias, oficinas de estudo, bazar para a venda de publicações de Antroposofia, e o lançamento de um livro e de um filme, preparados especificamente para a ocasião.

Objetivos

– Celebrar o centenário da Pedagogia Waldorf no Brasil.

– Incentivar e favorecer a compreensão dos fundamentos antropológicos da Pedagogia Waldorf: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

– Compartilhar e estudar o livro das primeiras palestras ministradas por Rudolf Steiner, “Estudo Geral do Homem”, por meio de oficinas teórico-artísticas.

– Compartilhar e divulgar o filme “Brincar Livre em Jardins Waldorf”.

– Lançar o livro “Caminhos Percorridos”, com o relato coletado nas escolas que aplicam a Pedagogia Waldorf. 

resultados

– 12 oficinas teórico-artísticas ministradas por jovens professores Waldorf, atingindo 530 educadores.

– Filme “Brincar Livre em Jardins Waldorf” (https://www.youtube.com/watch?v=FvkQo1ghwts&t=783s ) divulgado nas mídias sociais, com registro de 15.723 visualizações pelo Facebook e 11.084 pelo YouTube. 

– 1.110 exemplares impressos do livro “Caminhos Percorridos”, distribuídos para as 93 escolas Waldorf no país, filiadas à FEWB.