Circo da Lua

projeto

Circo da Lua

INSTITUIÇÃO

Circo-Escola Circo da Lua

REGIÃO

Urucuca – BA

ANO

2020

O projeto

Motivado pela necessidade de endereçar as carências das crianças e adolescentes da localidade de Uruçuca, no Sul da Bahia, o projeto Circo da Lua busca ajudar no desenvolvimento integral destes jovens por meio de disciplinas diversas de arte-educação, além de também oferecer um espaço de convívio, integração e inclusão para a comunidade. Para crianças de 3 a 6 anos, o projeto aposta na contação de histórias, nos jogos teatrais e na iniciação à arte para desenvolver a coordenação motora, e estimular a criatividade e a imaginação; para crianças a partir de 7 anos e adolescentes, teoria e prática da música com instrumentos diversos. Em razão da pandemia, muitas das atividades foram adaptadas para o mundo virtual e apesar da perda da interação presencial, com as aulas por vídeo tornou-se possível atender alunos em diferentes condições e de maneira personalizada.

Objetivos

– Atender crianças e adolescentes como forma de garantir o direito de acesso à arte, cultura, lazer, esporte e vida saudável, com o intuito final de desenvolver a cidadania.

– Manter o contato com os alunos e suas famílias, mesmo durante o obrigatório distanciamento social.

– Atender às necessidades urgentes das famílias em momento de crise pandêmica, por meio de uma campanha de doação de alimentos, livros, roupas e brinquedos

resultados

– 110 alunos inscritos nas aulas por vídeo entre maio e agosto, subindo a 146, entre aulas virtuais e presenciais (com número reduzido de alunos) no mês de outubro e a 198 em novembro.

– 150 pessoas foram atendidas semanalmente com a ação de entrega de alimentos.

– Realização de diversas produções audiovisuais, com destaque para um vídeo especial de final de ano com uma retrospectiva de todas as atividades dos alunos no período.

– Bem-sucedida aproximação junto às famílias dos alunos e melhoria na qualidade das aulas presenciais, que pelo número reduzido de alunos, obtiveram maior aproveitamento do tempo e da evolução no aprendizado.