Consolidação e Ampliação da Rede CSA Brasil

projeto

Consolidação e Ampliação da Rede CSA Brasil

parceiro

Associação Comunitária CSA Brasil

REGIÃO

Brasil – BR

ANO

2020

O projeto

A CSA Brasil é uma organização sem fins lucrativos que apoia a criação e a sustentabilidade de unidades agrícolas baseadas no conceito Comunidades que Sustentam a Agricultura, pelo qual agricultores e co agricultores (consumidores) viabilizam sistemas integrados de produção e consumo de alimentos agrícolas saudáveis e biodinâmicos. O projeto desenvolvido pela CSA Brasil mira o fortalecimento e a ampliação da rede de unidades CSA, por meio de palestras de sensibilização, workshops, cursos de formação de multiplicadores e atividades de consultoria. A iniciativa também viabiliza a troca de experiências entre as unidades agrícolas já existentes e em formação.

Objetivos

– Conscientizar agricultores e co agricultores sobre a importância e relevância do conceito CSA.

– Aproximar consumidores e agricultores para criar relações de apreço que encaminhem a criação de novas unidades CSA, possibilitando que mais pessoas tenham acesso a produtos agrícolas de alta qualidade e valor nutricional cultivados localmente, evitando desperdício de alimentos e gastos adicionais de transporte e embalagem.

–  Fomentar a troca de experiências e vivências entre as unidades já existentes e aquelas em formação.

 

Além disso, o projeto tem um Objetivo Espiritual: despertar a compreensão da propriedade rural como um organismo vivo, parte de um universo que valoriza a coexistência entre plantas, animais, seres humanos e a própria terra; um Objetivo Social: possibilitar a criação de uma relação mais próxima entre os agricultores e co agricultores, com entendimento e mútuos benefícios; e um Objetivo Econômico: diversificar os produtos e garantir ao agricultor familiar

uma renda justa, proporcionada diretamente pelos co agricultores que, por sua vez, tem acesso a alimentos saudáveis com preços justos, isentos de atravessadores e da especulação de marcado.

resultados

– Crescimento de 17% no número de unidades CSA no país.

– Crescimento significativo no número de consultas, nas unidades CSA, por parte de pessoas interessadas em alimentação orgânica/biodinâmica proveniente da agricultura familiar.

– Aumento exponencial da procura pela CSA Brasil via redes sociais e canais de atendimento tradicionais.

– Realização de 64 palestras de sensibilização e participação em 14 congressos e simpósios precisarem.

– Realização de oito cursos de formação de multiplicadores.