Cor e Movimento

projeto

Cor e Movimento

INSTITUIÇÃO

Instituto Internacional Ita Wegman

REGIÃO

São Paulo – SP

ANO

2020

O projeto

A cultura brasileira é imediatista e em termos de saúde a crença dominante é de que são os medicamentos que controlam a saúde. Nesse contexto, o projeto Cor e Movimento busca contribuir para a construção de conhecimento e confiabilidade científica à uma prática integrativa complementar à medicina antroposófica, a metodologia de terapia médica artística proposta por Liane Collot d´Herbois, com base nos princípios da Luz, Cor e Escuridão. A pesquisa cientifica, a inserção no meio acadêmico e a titulação que compõem o projeto objetivam evidenciar a intervenção terapêutica artística como um recurso alternativo, não medicamentoso e de baixo custo à saúde, ampliando as possibilidades de conquista de melhor qualidade de vida e saúde à população brasileira.

Objetivos

– Recrutar pacientes e submetê-los à vivência terapêutica baseada nos princípios Luz, Cor e Escuridão propostos por Liane Collot d`Herbois.

– Gerar informações consistentes e representativas para comprovação da eficiência da metodologia utilizada.

– Desenvolver tese e artigos para consolidação da terapêutica como ferramenta científica.

– Oficializar o vínculo da responsável pelo projeto como mestranda da Escola Paulista de Medicina.

resultados

– Atendimento a um grupo de 16 pacientes, que obtiveram a intervenção terapêutica conforme os princípios da luz, cor e escuridão.

– Implementação de iniciativas remotas para divulgação dos princípios Liane Collot d´Herbois.

– Efetivação da matrícula da responsável pelo projeto no Mestrado da Escola Paulista de Medicina.