A tragédia provocada pelas enchentes e deslizamentos de terra em Petrópolis – RJ, em 15 de fevereiro de 2022, impactou a vida de toda a população do município, com número de vítimas fatais passando de 180 pessoas, 89 desaparecidos e muitos desabrigados. Profissionais capacitados para o resgate das vítimas como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros atuaram incansavelmente nessa frente. Olhar para aqueles que sobreviveram a esse trauma era igualmente importante.
O Projeto
Diante do cenário de calamidade pública, o projeto “Esperança para Petrópolis” deslocou um grupo de voluntários para o local da tragédia com o intuito de levar a metodologia de trabalho da Pedagogia da Emergência para as crianças, adolescentes, educadores e professores locais. Além disso, realizou um Seminário de introdução sobre Pedagogia de Emergência e Pedagogia do Trauma com apoio da Secretaria Municipal de Educação e ajudou a fortalecer a campanha promovida pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos – Petrópolis.
O Impacto
Espera-se que as pessoas, a partir do trabalho realizado, consigam se fortalecer para que tenham condições de superar suas vivências traumáticas.