I Jornada de Formação em Agricultura Biodinâmica EAD

projeto

I Jornada de Formação em Agricultura Biodinâmica EAD

INSTITUIÇÃO

Associação Pedagógica Flor de Cactus

REGIÃO

Recife – PE

ANO

2020

O projeto

Ousadia e pioneirismo marcam este projeto que viabiliza o primeiro curso, no Brasil, de formação em Agricultura Biodinâmica realizado virtualmente; ou seja, por EAD (Ensino à Distância). Inicialmente previsto para acontecer presencialmente no estado de Pernambuco, a digitalização do projeto possibilitou sua extensão por todo o país e até para o exterior. A ideia surgiu há alguns anos, pela constatação da indisponibilidade de alimentos biodinâmicos para o consumidor pernambucano e nordestino, de forma geral, ao mesmo tempo em que era nítida uma demanda reprimida, neste público, por estes produtos. A partir do cenário de isolamento social surgiu a oportunidade do EAD. Dessa forma, o curso se tornou mais acessível e a estratégia das vivências artísticas foi atualizada e dividida entre módulos teóricos e práticos. Além disso, foi incluída a proposta da criação e manutenção de um jardim produtivo biodinâmico na escola Waldorf Aquarela e do primeiro Espaço de Referência Pedagógica em Agricultura Biodinâmica do Nordeste, ambos em Aldeia/PE. Finalmente, o projeto também prevê a disponibilização de alimentos biodinâmicos produzidos em novos espaços agrícolas do Nordeste, incluindo produtores familiares e pequenas produções autossustentáveis.

Objetivos

– No decorrer do projeto foi criado um Grupo de Biodinâmica que, juntamente com a Escola Waldorf Aquarela impulsionam a viabilização do Sistema Participativo de Garantia (SPG) Biodinâmico de Pernambuco e do Espaço de Referência Pedagógica em Agricultura Biodinâmica.

– Viabilizada uma nova parceria com a Associação Logos Terapêutica para o desenvolvimento de trabalho que reúne Agricultura Biodinâmica e Saúde sob uma perspectiva antroposófica, na região metropolitana do Recife.

– A atuação nas redes sociais e a inserção espontânea de novos “atores e atrizes” agrícolas, ampliou a visibilidade da biodinâmica, gerando grande interesse no tema.

– A Jornada alcançou visibilidade na América Latina, abrindo portas para sua expansão além das fronteiras nacionais.

– Coleta e armazenamento de sementes de regiões diversas do país, viabilizando sua multiplicação entre agricultores e escolas.

resultados

– No decorrer do projeto foi criado um Grupo de Biodinâmica que, juntamente com a Escola Waldorf Aquarela impulsionam a viabilização do Sistema Participativo de Garantia (SPG) Biodinâmico de Pernambuco e do Espaço de Referência Pedagógica em Agricultura Biodinâmica.

– Viabilizada uma nova parceria com a Associação Logos Terapêutica para o desenvolvimento de trabalho que reúne Agricultura Biodinâmica e Saúde sob uma perspectiva antroposófica, na região metropolitana do Recife.

– A atuação nas redes sociais e a inserção espontânea de novos “atores e atrizes” agrícolas, ampliou a visibilidade da biodinâmica, gerando grande interesse no tema.

– A Jornada alcançou visibilidade na América Latina, abrindo portas para sua expansão além das fronteiras nacionais.

– Coleta e armazenamento de sementes de regiões diversas do país, viabilizando sua multiplicação entre agricultores e escolas.