Maramar: Transição e Transformação

projeto

Maramar: Transição e Transformação

INSTITUIÇÃO

Promar – Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Península de Maraú

REGIÃO

Maraú – BA

ANO

2019

O projeto

A Escola Comunitária Maramar, localizada na Península de Maraú, Sul da Bahia, existe desde 2016 e atende as crianças da comunidade, a maioria delas pertencentes a famílias de baixa renda e em vulnerabilidade socioeconômica. A Escola inspira-se na Pedagogia Waldorf, em outras pedagogias inovadoras e nos saberes locais, buscando promover autonomia e transformação social por meio da educação. Este projeto visa ampliar e consolidar a atuação da Escola, além de capacitar novos educadores na Pedagogia Waldorf. Com a pandemia, várias atividades inicialmente previstas tiveram de ser revistas e adaptadas. Ainda assim, o progresso do projeto foi significativo. 

Objetivos

–  Transformar a E.C. Maramar em uma escola pública, nos níveis jurídico, administrativo e financeiro.

– Capacitar até sete professores para atuarem com a Pedagogia Waldorf e outras ferramentas.

– Envolver e encantar as famílias de todos os alunos a fim de construir uma comunidade escolar forte.

– Melhorar a autoestima e estimular a criatividade por meio da música.

– Praticar a consciência de grupo pelo reconhecimento das diversidades culturais e por meio de vivências artísticas e expressivas.

resultados

– A Escola Maramar tornou-se uma escola comunitária conveniada à Secretaria de Educação de Maraú, com elementos pedagógicos inovadores.

– Primeiro módulo de formação em Pedagogia Waldorf ministrado online.

– Criação da Rádio Maré, um novo canal de comunicação com as famílias dos alunos. Podcast em quatro episódios, a Rádio Maré trouxe informações sobre a pandemia e a educação, a, entrevistas, música e poesia.

– Campanha de Doação de Alimentos para as famílias de baixa renda da Escola, que beneficiou 70 famílias durante o período de cinco meses.

– 140 pessoas beneficiadas diretamente pelo projeto (125 alunos e 15 colaboradores e diretores); 420 pessoas beneficiadas indiretamente (familiares dos alunos e colaboradores da escola).