O Brasil é um país rodeado de favelas e permeado pela pobreza onde as oportunidades de desenvolvimento humano se limitam à classe social. O convívio diário com uma realidade que custa a mudar é parte da vida de milhões de pessoas que vivem apartadas dos direitos básicos de moradia, educação, saúde, lazer e cultura. Sem protagonismo para a mudança dessa realidade, isto é, sem que as próprias pessoas moradoras das favelas sejam agentes transformadoras de suas histórias individuais e coletiva, não há chance real de mudar a realidade em que vivem.
O Projeto
Este projeto busca desenvolver e difundir a perspectiva humanizada da Pedagogia Waldorf aliada aos pilares educacionais da Gerando Falcões através da formação continuada, primeiramente dos profissionais que atuam nas unidades localizadas em Fortaleza e proximidades, no estado do Ceará, e, a posteriori, dos demais profissionais da instituição.
A Gerando Falcões é um Instituto que atua nas favelas levando o que é deles por direito: educação de qualidade, moradia digna e trabalho. Foi com o objetivo de oferecer aos sujeitos, que estão na linha de frente da prática educacional da Gerando Falcões, experiências e aprendizados que aprimorem seu autoconhecimento e práticas profissionais, é que este projeto nasceu. Dar a oportunidade dos educadores conhecerem e se aprofundarem nos princípios e bases da Pedagogia Waldorf possibilitará que desenvolvam habilidades diversas e um olhar humanizado que considera cada sujeito como único e com potencial de ser protagonista de uma história de conquistas.
O Impacto
Conhecimento da PW aos educadores proporcionará habilidades educacionais com sensibilidade para lidar com a realidade das pessoas que vivem nas favelas e que possuem históricos de vida diversos e rodeados de traumas e medos
Sensibilização a partir dessa pedagogia pode ter um grande impacto na relação entre educador e educando uma vez que são eles, os educadores, que vivem e atuam diretamente com as crianças e jovens, formando vínculos afetivos e sendo referências para suas vidas
Mudança de olhar para o desenvolvimento do ser humano e suas necessidades em cada fase da vida, premissa básica da lei biográfica antroposófica, auxiliará também o educador a planejar e desenvolver conteúdos que tenham sentido e significado