Seminário de Educação em Emergência e Respostas Humanitárias - Colômbia

projeto

Seminário de Educação em Emergência e Respostas Humanitárias – Colômbia

INSTITUIÇÃO

Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil

REGIÃO

Bogotá – CO

ANO

2020

O projeto

Desde 2017, mais de 3 milhões de venezuelanos têm fugido para países vizinhos devido ao colapso da economia venezuelana, a severa escassez de alimentos e o conflito político, sendo a Colômbia um dos principais países de chegada dos emigrantes venezuelanos. O projeto consiste na realização de dois seminários na Colômbia, um em Cúcuta e outro em Bogotá, visando articular, mobilizar e capacitar agências humanitárias, professores, educadores, população local e lideranças com conteúdo da Pedagogia de Emergência, para que possam oferecer melhor suporte emocional e pedagógico às crianças e adolescentes refugiados da Venezuela.

Objetivos

– Capacitar profissionais e voluntários em conteúdos da Pedagogia de Emergência e Pedagogia do Trauma Módulo 1 para ampliar o conhecimento teórico e técnico sobre a psicotraumatologia.

– Melhorar as práticas pedagógicas junto a crianças e adolescentes refugiados da Venezuela.

– Promover o diálogo entre organizações internacionais do Brasil, Colômbia, Noruega e Estados Unidos, bem como representantes do governo e lideranças locais para melhorar as ações de resposta a crise.

resultados

– Desenvolvimento do Módulo 1 – Psicotraumatologia Ciclo de Formação Avançada da Pedagogia de Emergência, com a capacitação de 500 agentes das organizações e comunidades envolvidas.

– Realização de 30 horas de oficinas práticas com os temas de saúde mental, emocional e proteção de crianças e adolescentes em contextos de emergência, pedagogia de vivência, esporte e educação.

– Melhora na articulação dos atores locais e internacionais para qualificar o apoio à população, reunindo instituições e pessoas ativas em situações de emergência e respostas humanitárias no âmbito da educação, saúde, proteção e serviço social.