Terra Boa

projeto

Terra Boa

INSTITUIÇÃO

Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) e CSA Yvy Porã

REGIÃO

Paudalho – PE

ANO

2020

O projeto

A estruturação de uma área de produção para o fortalecimento e a ampliação do cultivo de alimentos agroecológicos na CSA (Comunidades que Sustentam a Agricultura) Yvy Porã, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, é o objetivo principal deste projeto. Coordenada em sistema colaborativo por cerca de 20 co-agricultores, a CSA Yvy Porã (que significa ‘terra boa’ na língua Guarani-Kaiowá) foi criada em 2016 e tem conexão com as escolas Waldorf do Recife e Rural Turmalina. A conscientização, o incentivo ao envolvimento da comunidade e a troca de conhecimento pelo diálogo entre a agricultura biodinâmica, a agricultura kaiowá e a agroecologia são também focos do projeto. Antes dessa iniciativa, a CSA Ivy Porã funcionava numa área de cultivo provisória e de tamanho restrito. O projeto gera as condições para a preparação e a organização da nova área de plantio, com a infraestrutura necessária e o fortalecimento de parcerias e alianças técnicas e pedagógicas que qualificam sua atuação.

Objetivos

– Planejar e estruturar uma área de produção que atenda os co-agricultores da CSA Yvy Porã, agora localizada em área definitiva.

– Fortalecer o envolvimento e a conscientização dos co-agricultores em relação à iniciativa da CSA Yvy Porã.

– Afirmar e viver a CSA como entorno educativo da Escola Waldorf Rural Turmalina (EWRT).

– Proporcionar ações formativas voltados para a CSA Yvy Porã e seu entorno.

resultados

– Área produtiva da CSA Yvy Porã totalmente estruturada, com o preparo, a revitalização e o manejo do solo.

– Realização de assembleia dos co-agricultores e de oficina para a construção de contenedores naturais, resultando no fortalecimento e na maior conscientização em relação aos objetivos do projeto.

– Consolidação da CSA Yvy Porã como espaço educativo, de formação e atuação de professores e alunos de diversas turmas da EWRT. Com a estruturação do organismo agrícola, a unidade está apta a receber as visitas de turmas do ensino fundamental 1 e 2, e do ensino médio, para a realização de atividades pedagógicas.

– Com a estruturação da área de plantio, colônias de abelhas nativas – de fundamental importância para a saúde da biodiversidade – retornaram ao ambiente e hoje contribuem com a polinização da flora local e das hortas da CSA Yvy Porã.