Vemos que o mundo atual necessita desesperadamente de novas perspectivas, de fundamentos espirituais para a construção da sociedade. A Arte se encontra esvaziada, intelectual. Nossas crianças e jovens necessitam de perspectivas de futuro, de encorajamento e confiança na presença do mundo espiritual em suas vidas. Cremos que a antroposofia pode oferecer muito desses caminhos, e a euritmia, sendo antroposofia pura, em geral abre mentes e corações para o novo, para o inusitado. É necessário despertar as pessoas para esta arte e para sua importância nas escolas Waldorf e em outros contextos e também mobilizar a formação de novos euritmistas.
O Projeto
O Projeto TURNÊ SUL da Cia Terranova compreende a circulação de seus espetáculos atualmente ativos – Na Anatomia Oca dos Pássaros, para jovens e adultos, e A Rixa das Bruxas, para crianças da região Sul do país. Em cada local serão realizadas oficinas para adultos da área da dança e do teatro, oficinas sobre a Pedra Fundamental para o público antroposófico, palestras sobre euritmia para pais de escolas Waldorf. Inédito deste Projeto é a RESIDÊNCIA de 1 semana de atividades solicitada por Porto Alegre, no Centro Cultural Mário Quintana.
O Impacto
Com esta turnê esperamos tocar mente e alma das pessoas; que algo as mobilize para se colocarem ativamente em favor da euritmia, possivelmente também da antroposofia, em suas cidades e instituições. Evocar admiração por esta arte pode abrir caminhos para o reconhecimento da antroposofia como um caminho contemporâneo, e pode mobilizar uma formação de euritmia em outras cidades além de SP, ou mesmo encorajar potenciais estudantes a estudar. Pode despertar a descoberta e o interesse pela pedagogia Waldorf em suas cidades, e por levar essa pedagogia a escolas e contextos fora dos muros da antroposofia, mas permeados por ela.