Há poucos centros no país especializados na aplicação das práticas integrativas para a promoção da saúde destinada ao público infanto-juvenil com doenças crônicas e complexas. As práticas integrativas e complementares envolvem abordagens que podem prevenir agravos, promover ou recuperar a saúde, além de enfatizar a escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
O Projeto
O projeto tem como finalidade a expansão da Unidade de Pediatria integrativa no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas para promoção de saúde integral de pacientes pediátricos. As práticas integrativas utilizadas pela equipe de saúde são: Terapias Externas Antroposóficas, Mindfulness, Musicoterapia e Acupuntura.
O Impacto
Espera-se que a Unidade possa oferecer uma melhor assistência em saúde, sobretudo no que diz respeito à saúde mental, binômio família-paciente, redução do uso de medicamentos e promoção de autocuidado. Com a aplicação dessas terapias complementares em um serviço público de saúde, com alta demanda, será possível produzir conhecimento científico relevante sobre a temática de pediatria integrativa e disseminar esse conhecimento para profissionais de saúde e público em geral.