Unidade de Pediatria Integrativa ITACI – 2021

projeto

Unidade de Pediatria Integrativa ITACI – 2021

INSTITUIÇÃO

Fundação Criança

REGIÃO

São Paulo – SP

ANO

2021

O projeto

As práticas integrativas e complementares podem prevenir agravamentos, promover ou recuperar a saúde, além de enfatizar a escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. O Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI) identificou uma demanda latente e reprimida na aplicação destas práticas para a promoção da saúde destinada ao público infanto-juvenil com doenças crônicas e complexas. Com a implementação da Unidade de Pediatria integrativa, espera-se iniciar uma nova modalidade assistencial no ITACI, focada na promoção de saúde e qualidade de vida através de práticas como Mindfulness e Musicoterapia.

Objetivos

– Implementar a Unidade de Pediatria Integrativa no ITACI para promoção de saúde integral de pacientes pediátricos.

– Oferecer melhor assistência em saúde, principalmente no que diz respeito à saúde mental, binômio família-paciente, redução do uso de medicamentos e promoção de saúde física e nutricional.

resultados

– Atendimento de pacientes internados em unidade hospitalar de oncologia e de pacientes ambulatoriais por videochamada, beneficiando diretamente 300 pacientes pediátricos com doenças oncológicas e crônicas.

– Produção de conhecimento científico relevante sobre a temática de pediatria integrativa e disseminação do conhecimento para profissionais de saúde e público em geral.