AGRICULTURA BIODINÂMICA NO ESPAÇO URBANO E RURAL PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE
INSTITUTO CULTURA DA TERRA E BIODINÂMICA
Horta biodinâmica em escolas públicas
AGRICULTURA
TAPES – RS
2024/2025
É grande o número de escolas que enfrentam desafios relacionados à ansiedade, distúrbios emocionais, depressão e agressividade entre crianças e adolescentes. Esses comportamentos podem estar associados à vulnerabilidade nos ambientes familiares, agravados por um modelo de ensino tradicional que, muitas vezes, desestimula o senso de pertencimento à comunidade escolar. Na região de Tapes, Rio Grande do Sul, o trauma vivido com as enchentes que assolaram o estado em maio de 2024 trouxe impactos ainda mais significativos à saúde mental dos estudantes.
Com o intuito de minimizar as dores e traumas vividos pelas crianças e jovens e de reconectarem-se à natureza, o projeto busca integrar saúde mental, agricultura biodinâmica e educação ambiental em escolas públicas do ensino fundamental da zona rural de Taquari através da criação de hortas em espaços ociosos da escola. Além de proporcionar uma metodologia diferente daquela que eles estão acostumados, as atividades desenvolvidas no projeto buscam conscientizar sobre os impactos negativos do uso excessivo de agrotóxicos na região, e como as práticas agroecológicas podem ser uma alternativa sustentável. As ações acontecem tanto nas escolas quanto no espaço agrícola do Instituto Cultura da Terra e Biodinâmica (ICTB) proporcionando experiências práticas de agricultura biodinâmica e educação socioambiental.
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
contato@institutomahle.org.br
(11) 2663-2590
© Copyright 2021 INSTITUTO MAHLE • Política de Privacidade