APOIO AOS PROFESSORES WALDORF PARA O CURSO INCLUSÃO ESCOLAR: DA OBSERVAÇÃO À INCLUSÃO

projeto

APOIO AOS PROFESSORES WALDORF PARA O CURSO INCLUSÃO ESCOLAR: DA OBSERVAÇÃO À INCLUSÃO

INSTITUIÇÃO PROPONENTE

INSTITUTO VERTENTES

Inclusão escolar efetiva e embasada na Antroposofia

ÁREA

SAÚDE

REGIÃO

SÃO PAULO – SP, LAGOA SANTA e SANTO ANTONIO DO AMPARO – MG

ANO DE APOIO

2024

O desafio

Nos últimos anos o número de iniciativas Waldorf cresceu exponencialmente no Brasil tornando-se muito procurada por famílias de crianças e jovens com dificuldades de aprendizado e diferentes questões psíquicas; entretanto, o número de profissionais aptos a atuar nessa área ainda é muito aquém da necessidade. Muitas dessas iniciativas fazem parte da Rede de Escolas Sociais da Pedagogia Waldorf – um agrupamento de 40 escolas sociais e públicas que tem, em sua missão, o atendimento a grupos mais vulneráveis da população. Para os profissionais que atuam nessas iniciativas, arcar com os custos de uma formação que os capacite a atender esse público que chega à escola é, muitas vezes, um impeditivo à participação.

O Projeto

Para suprir a falta de formação de educadores nessa abordagem terapêutica foi elaborado um curso denominado “Inclusão Escolar: da Observação à Condução”, realizado em parceria com a FEWB e Escola Livre Areté. Este curso é um desdobramento de outro realizado em 2021, em formato remoto, que contou com a participação de 60 professores(as) de 15 regiões do Brasil, tendo, como base teórica, o aprofundamento nos estudos na fenomenologia de Goethe e Steiner, bem como a observação do desenvolvimento das crianças, pilares essenciais não só para a pedagogia Wwaldorf, mas também para elaboração do PDI (plano de desenvolvimento individual) – documento obrigatório para o acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem de estudantes da educação especial.

Para que educadores de todas as escolas pudessem participar deste novo curso, inclusive aqueles que fazem parte da Rede de Organizações Sociais da FEWB, a instituição contou com o apoio da Mahle, que tem subsidiado a presença de 15 deles nos encontros presenciais de imersão.

O Impacto

  • Elaboração de um PDI (plano de desenvolvimento individual) que leve em conta as necessidades da legislação atual somado ao conhecimento da antropologia antroposófica e da fenomenologia de Goethe e Steiner
  • Apoio às escolas na estruturação do tema da inclusão, implantação dos núcleos de inclusão, adequação de seus PPPs (projeto político pedagógico)
  • Envolvimento da comunidade de professores e das famílias nesta temática
  • Aprofundamento no currículo, observação das crianças e desenvolvimento das capacidades do pensar imaginativo, inspirativo e intuitivo

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