SÃO PAULO – SP, LAGOA SANTA e SANTO ANTONIO DO AMPARO – MG
ANO DE APOIO
2024
O desafio
Nos últimos anos o número de iniciativas Waldorf cresceu exponencialmente no Brasil tornando-se muito procurada por famílias de crianças e jovens com dificuldades de aprendizado e diferentes questões psíquicas; entretanto, o número de profissionais aptos a atuar nessa área ainda é muito aquém da necessidade. Muitas dessas iniciativas fazem parte da Rede de Escolas Sociais da Pedagogia Waldorf – um agrupamento de 40 escolas sociais e públicas que tem, em sua missão, o atendimento a grupos mais vulneráveis da população. Para os profissionais que atuam nessas iniciativas, arcar com os custos de uma formação que os capacite a atender esse público que chega à escola é, muitas vezes, um impeditivo à participação.
O Projeto
Para suprir a falta de formação de educadores nessa abordagem terapêutica foi elaborado um curso denominado “Inclusão Escolar: da Observação à Condução”, realizado em parceria com a FEWB e Escola Livre Areté. Este curso é um desdobramento de outro realizado em 2021, em formato remoto, que contou com a participação de 60 professores(as) de 15 regiões do Brasil, tendo, como base teórica, o aprofundamento nos estudos na fenomenologia de Goethe e Steiner, bem como a observação do desenvolvimento das crianças, pilares essenciais não só para a pedagogia Wwaldorf, mas também para elaboração do PDI (plano de desenvolvimento individual) – documento obrigatório para o acompanhamento do desenvolvimento e aprendizagem de estudantes da educação especial.
Para que educadores de todas as escolas pudessem participar deste novo curso, inclusive aqueles que fazem parte da Rede de Organizações Sociais da FEWB, a instituição contou com o apoio da Mahle, que tem subsidiado a presença de 15 deles nos encontros presenciais de imersão.
O Impacto
Elaboração de um PDI (plano de desenvolvimento individual) que leve em conta as necessidades da legislação atual somado ao conhecimento da antropologia antroposófica e da fenomenologia de Goethe e Steiner
Apoio às escolas na estruturação do tema da inclusão, implantação dos núcleos de inclusão, adequação de seus PPPs (projeto político pedagógico)
Envolvimento da comunidade de professores e das famílias nesta temática
Aprofundamento no currículo, observação das crianças e desenvolvimento das capacidades do pensar imaginativo, inspirativo e intuitivo