CRIANÇA SEMENTE – CULTIVANDO A INFÂNCIA E A JUVENTUDE EM CAMPO MAGRO
SOLAR ITA WEGMAN
Contraturno escolar a partir da Pedagogia Waldorf
EDUCAÇÃO
CAMPO MAGRO – PR
2024/2025
A oferta de educação em tempo integral ainda não é uma realidade em grande parte do país. Embora seja de extrema importância para muitas famílias, sobretudo àquelas que não tem acesso à alimentação e nem à moradia com condições básicas de saneamento e higiene, os estados e municípios não conseguem garanti-la a todas as crianças e jovens. Em Campo Magro essa realidade não é diferente: de acordo com o Censo Escolar de 2023, só 12% dos alunos da rede pública da cidade tinham acesso à educação em tempo integral; sendo que, 1.141 das crianças e jovens entre 0 e 17, se encontram em situação de extrema pobreza no município.
Em 2017 a instituição identificou que grande parte dessas crianças e jovens residiam em bairros próximos à sede. Iniciou então um contraturno escolar diário ofertando às crianças advindas da escola pública, atendimento pedagógico, artístico e terapêutico fundamentados na Antroposofia. As atividades buscam promover a superação de limitações e traumas, restabelecendo a confiança no mundo e desenvolvendo autoestima, resiliência, autonomia e talentos. O perfil prioritário é o de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social com risco ou violação de direitos identificada, principalmente aqueles acompanhados pela Rede de Proteção e CRAS. São realizadas reuniões mensais com a Rede de Proteção e trimestrais com representantes das escolas públicas e secretaria de educação para planejamento, prevenção e acompanhamento das ações e estabelecimento de estratégias de atuação conjunta para casos específicos.
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR
contato@institutomahle.org.br
(11) 2663-2590
© Copyright 2021 INSTITUTO MAHLE • Política de Privacidade