FORTALECIMENTO DAS UNIDADES DE CSA EXISTENTES E APOIO PARA FORMAÇÃO DE NOVOS MULTIPLICADORES DE CSA
ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA CSA-BRASIL
A força do coletivo para o enfrentamento da crise alimentar
AGRICULTURA
NACIONAL
2024/2025
O meio ambiente chegou a um ponto crítico para a manutenção da vida humana. Vivemos uma época de grandes mudanças climáticas e o ato de se alimentar, que é central e profundamente político, está desconectado da terra. O desafio é multifacetado, envolvendo questões econômicas, sociais e de consciência. A Agricultura Familiar, que cultiva alimentos essenciais, encontra-se em êxodo e sem apoio, sendo preterida pelo modelo de Agronegócio focado na “cultura do preço” e na produção de commodities em grandes latifúndios, o que leva à concentração de terra.
O projeto propõe uma mudança neste paradigma buscando conectar pessoas interessadas em praticar uma nova forma de economia, de sustento comunitário, fraterna e de partilha. Na prática isso acontece da seguinte maneira: os consumidores (chamados de “co-agricultores”) financiam a produção ao se comprometerem com um agricultor local, em troca, recebem cestas com alimentos frescos e da estação.
Dentre os benefícios dessa cooperação estão a geração de renda, a garantia de escoamento da produção, a relação direta e justa entre as partes, além da preservação de organismos agrícolas familiares, sejam eles tradicionais, assentados, quilombolas, indígenas ou ribeirinhos.
CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR