PROJETO DE APOIO PARA A REDE DE HORTOS AGROFLORESTAIS MEDICINAIS BIODINÂMICOS

projeto

PROJETO DE APOIO PARA A REDE DE HORTOS AGROFLORESTAIS MEDICINAIS BIODINÂMICOS PARA FORTALECER A MEDICINA ANTROPOSÓFICA E A AGRICULTURA BIODINÂMICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO DF

INSTITUIÇÃO PROPONENTE

MUTIRÃO AGROFLORESTAL

Agricultura Biodinâmica no SUS

ÁREA

SAÚDE

REGIÃO

BRASÍLIA – DF

ANO DE APOIO

2025

O desafio

O modelo biomédico vigente está baseado no individualismo; na relação saúde/doença, onde a saúde é vista como mercadoria; na medicalização da vida; na centralidade do profissional médico e na participação passiva do paciente. Isso está diretamente relacionado ao excessivo racionalismo que tem dominado o pensamento humano nos últimos séculos, afetando não apenas a medicina, mas também a agricultura, a educação, a indústria e todas as áreas de interesse humano.

O Projeto

Para tentar modificar esse paradigma, desde 2018 têm sido implantados no sistema único de saúde do DF, Hortos Agroflorestais Medicinais Biodinâmicos para o cultivo de plantas medicinais  e realização de atividades coletivas de Medicina Antroposófica no SUS. Esses hortos diferenciam-se por serem construídos com a comunidade e com base nos princípios da agroecologia, agrofloresta e agricultura biodinâmica. Atualmente o projeto conta com 15 hortos implantados.

Os Impactos

  • Divulgação da Medicina antroposófica e agricultura biodinâmica;
  • Formação de 60 pessoas;
  • Certificação Biodinâmica pelo SPG da ABD;
  • Implementação de 8 novos hortos;
  • Manutenção dos demais hortos já implantados.

Galeria de Imagens

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR