ARBOREDO

projeto

ARBOREDO

INSTITUIÇÃO PROPONENTE

AKARUI  

A implementação de Sistemas Agroflorestais Biodinâmicos na agricultura familiar

ÁREA

AGRICULTURA

REGIÃO

LAGOINHA – SP
PINDAMONHANGABA – SP
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
TAUBATÉ – SP
TREMEMBÉ – SP

ANO DE APOIO

2024/2025 

O desafio

Muitas famílias que vivem em assentamentos do Vale do Paraíba não têm conseguido cultivar os alimentos de maneira sustentável, necessitando de apoio técnico e financeiro para implantar sistemas produtivos e restaurativos adaptados às mudanças climáticas e que promovam soberania e segurança alimentar e nutricional. Em paralelo, a demanda regional por produtos agroecológicos, orgânicos e biodinâmicos é crescente.

O Projeto

Em conversa com a coordenação regional de assentamentos e suas lideranças locais, foi identificada a necessidade de capacitação de famílias para a replicação de experiências exitosas de sistemas agroflorestais biodinâmicos que já acontecem em alguns assentamentos, ampliando assim sua abrangência, capacidade produtiva e visibilidade. Para tanto, o projeto implementará 4 módulos com Sistemas Agroflorestais Biodinâmicos, com o objetivo restaurar áreas e produzir alimentos saudáveis, além de atuarem como Unidades de Referência, uma vez que existem apenas 10 modelos destes sistemas implantados num universo de 350 famílias assentadas na região.

Os Impactos

  • Ampliação do número de lotes nos assentamentos do Vale do Paraíba, com sistemas produtivos resilientes e prósperos
  • Aumento do número de pessoas conscientes da possibilidade de uma agricultura mais ecológica e regenerativa de fato, incluindo consumidores;
  • Aumento da oferta local de alimentos saudáveis;
  • Estreitamento da relação produtor-consumidor;
  • Fortalecimento das Unidades de Referência em Agrofloresta e Biodinâmica no Vale do Paraíba.

Galeria de Imagens

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR