Profissionais sem formação em Pedagogia Waldorf, Terapia Social e áreas afins que trabalham em escolas/instituições antroposóficas ainda é uma realidade no país. O aumento no número de escolas Waldorf nos últimos 10 anos (de 118 para 263) agravou esse quadro, especialmente nas regiões mais distantes dos Centros de Formação. Por se tratar de uma concepção pedagógica/abordagem terapêutica
não tradicionais, a formação dos profissionais se torna condição indispensável para a realização de um trabalho consistente e bem fundamentado. Uma questão que se apresenta como impeditivo para a formação é o custo que ele tem, uma vez que, além do valor da mensalidade, a grande maioria dos estudantes se desloca e fica hospedado por dias na cidade sede do Centro de Formação, representando um custo final alto para quem já recebe uma remuneração bem abaixo do ideal.
O Projeto
Diante desse cenário de crescimento exponencial de novas escolas/instituições é fundamental que haja profissionais capacitados a partir dessa concepção filosófica-espiritual. E para que essa seja uma realidade nesses espaços, o apoio financeiro, através de uma bolsa de estudos, é o único caminho possível à formação de muitos desses profissionais. O FUB, projeto que há 15 anos apoia estudantes de todo o país, abre inscrições 1 vez ao ano através de seu site e, para participar do pleito à bolsa (em cursos livres e de pós-graduação de base antroposófica), o pleiteante deve estar vinculado a uma instituição antroposófica, seja ela uma escola, uma instituição terapêutica ou um Centro de Formação.
O Impacto
Apoio financeiro à formação de 115 estudantes em cursos antroposóficos através de bolsas de estudo
Acesso de estudantes em situação socioeconômica vulnerável à formação em Pedagogia Waldorf e áreas afins, assim como pessoas negras e indígenas
Melhoria da qualidade pedagógica/terapêutica de escolas e instituições terapêuticas de todo o país