OFICINAS BRINCANTES

projeto

OFICINAS BRINCANTES

INSTITUIÇÃO PROPONENTE

INSTITUTO BEIJA FLOR BRASIL

O encontro da Antroposofia com a arte popular brasileira

ÁREA

ARTE E CULTURA

REGIÃO

RIO DE JANEIRO – RJ

ANO DE APOIO

2023

O desafio

A região onde se localiza a instituição é conhecida como a Região das Vargens, área de preservação ambiental que conecta as montanhas, os rios e o mar. A região também é conhecida como o Sertão Carioca com muitas características rurais e produções agrícolas. A ocupação do território é antiga e composta por remanescentes quilombolas, assentamentos de pequenos agricultores e moradias com quintais produtivos e famílias migradas das regiões mais urbanizadas da cidade em busca de estilo de vida mais natural (está a cerca de 60 km de distância do centro da cidade).

Práticas culturais intimamente ligadas à vida no campo, rurais e agrícolas, vinculadas à terra, às culturas populares do território, a religiosidade, a agroecologia estão intimamente relacionados com o cotidiano de moradores.

É em um dos bairros dessa região que está o Jardim João de Barro, escola inspirada na Pedagogia Waldorf, e a ONG Casa de Apoio Alegria, instituição que atende crianças e jovens das escolas públicas no contraturno escolar. Com uma parceria já realizada em 2021 através do projeto Ninho, pretende-se dar continuidade a esse importante trabalho social para a comunidade.

O Projeto

Da parceria do Jardim com a ONG nasceu este projeto piloto, que visa oferecer às crianças de 10 a 14 anos que frequentam a ONG, atividades artísticas no contraturno escolar. A intenção é mesclar a Antroposofia com a cultura popular brasileira através do encontro entre uma professora de teatro com formação Waldorf e duas artistas populares formadas em pedagogia griô, bastante atuantes na região. As oficinas acontecerão ao longo de 5 meses e estruturadas em 3 modalidades artísticas: interpretação teatral (Arte da Fala), manualidades (construção de bonecos, adereços e costura) e preparação corporal e musical (dança, canto e instrumentos). O projeto visa também auxiliar a ONG Casa de Apoio Alegria na manutenção de suas atividades regulares, já que no momento a instituição conta com o apoio reduzido de voluntários, bem como envolver toda a comunidade e fomentar a cultura popular brasileira no território.

O Impacto

  • Vivências artísticas a crianças e jovens em vulnerabilidade social e que não tem acesso a esse tipo de conhecimento
  • Aprendizagem de expressões artísticas diversas (teatro, costura, confecção de bonecos, adereços, dança, canto e instrumentos)
  • Realização de uma peça teatral “Bumba meu Boi” que será apresentada na feira Agroecológica de Vargem Grande e na tradicional festa junina do Jardim de Cultura João-de-Barro

Galeria de Imagens

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR