Não existia na região Norte e Nordeste do Brasil um curso de formação em Educação Terapêutica e Terapia Social. Para profissionais que queriam se formar nessa área o local mais próximo era a cidade de São Paulo. Entretanto, considerando os desafios da realidade social do Norte e Nordeste, custear a mensalidade, passagens aéreas e estadia para a região sudeste ou sul representava uma barreira para muitos profissionais que desejavam realizar esta formação tão importante para os tempos atuais onde cada vez mais as escolas Waldorf são procuradas por famílias de crianças e jovens com deficiência e dificuldades de aprendizagem.
O Projeto
Para sanar a falta de profissionais nessa área de conhecimento, deu-se início, em meados de 2022, o 1° Curso de Ampliação de Conhecimentos em Educação Terapêutica e Terapia Social do Nordeste. Com previsão de término para 2024, a formação possibilitará que profissionais da saúde e da educação possam ampliar seu conhecimento oferecendo atendimento terapêutico e terapia social para pessoas com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem da região. O curso acontece no espaço da escola Escola Waldorf Rural Turmalina, parceira do projeto.
O Impacto
Formação de profissionais capacitados a atuar com crianças e jovens com deficiência e dificuldade de aprendizagem
Acesso de pessoas com deficiência das regiões Norte e Nordeste aos serviços adequados às suas necessidades
Criação de uma rede de profissionais para atuar com pessoas com deficiência a partir do olhar ampliado pela Antroposofia
Fomento à criação de iniciativas como escolas ou instituições com foco neste tipo de atendimento