Sintomas de depressão, ansiedade e estresse foram ainda mais agravados devido a situação da pandemia. Entre os jovens, é crescente o número de casos de depressão, autolesão e suicídio, aspecto agravado pelo excesso de telas, muito tempo em isolamento e falta de relações sociais. Os centros urbanos possuem grande déficit de áreas verdes distribuídas de maneira igualitária e justa. A natureza, suas paisagens e elementos, inspira e promove uma compreensão mais integrada e cíclica da vida e do tempo; é uma excelente referência e objeto de contemplação para práticas meditativas/reflexivas e artísticas, promovendo amadurecimento e acolhimento dos desafios socioemocionais e questões de trauma e vulnerabilidades.
O Projeto
O projeto é uma parceria de Cooperação Técnica entre o Programa Conviver e Aprender na Natureza do Instituto Árvores Vivas, com o Programa da Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo para a promoção, fortalecimento e aprimoramento das ações relativas à importância da natureza e meio ambiente para a saúde integral dos atendidos nas Casas do Adolescente.
O Impacto
A promoção de ações integrativas de saúde e natureza entre equipe, atendidos e ambiente da Casa do Adolescente deseja impactar melhorando a qualidade de vida e bem estar dos adolescentes, suas redes de relacionamento e apoio (familiares, cuidadores, responsáveis); da equipe multiprofissional para terem capacidade de melhor realização de suas atividades de forma mais centrada e eficiente, diminuindo o estresse e tensões; e promover um ambiente mais biodiverso em relação à flora e fauna incluindo plantas com finalidade alimentícia e medicinal (chás, fitoterápicos, entre outros).