A ESPIRAL DE REGENERAÇÃO DE SUBJETIVIDADES E TECIDO SOCIAL NA COMUNIDADE DA GAMBOA-rj

projeto

A ESPIRAL DE REGENERAÇÃO DE SUBJETIVIDADES E TECIDO SOCIAL NA COMUNIDADE DA GAMBOA, RIO DE JANEIRO

INSTITUIÇÃO PROPONENTE

ASSOCIAÇÃO CULTURAL LANCHONETE-LANCHONETE

Um espaço de liberdade, dignidade, segurança, plural e inclusivo no centro do Rio de Janeiro

ÁREA

EDUCAÇÃO

REGIÃO

RIO DE JANEIRO – RJ

ANO DE APOIO

2022/2023

O desafio

O bairro Gamboa faz parte da Pequena África, área que abrange desde a Zona Portuária até a Cidade Nova da cidade do Rio de Janeiro. É um espaço de memória do combate à escravidão no Brasil e está nos pés do Morro da Providência, favela com o mesmo nome, destacada por ser uma das mais antigas do Brasil. Os moradores dessa região vivem múltiplos traumas devido à situação precária a que estão submetidos desde a primeira infância e desenvolvem diversos transtornos psíquicos em decorrência desse abandono.

O Projeto

Ao longo dos últimos 7 anos a Lanchonete-Lanchonete atua nessa área oferecendo um espaço de atividades multiculturais a crianças, jovens e mulheres com o objetivo de minimizar as consequências do descaso e abandono a que estão submetidos diariamente. Para conseguir atuar de maneira responsável nesse local, o projeto pretende formar pessoas a partir dos conceitos e práticas da Pedagogia de Emergência e do Trauma, fundamentados na pedagogia Waldorf, e com isso, melhor atender as carências no desenvolvimento da criança, que, desde muito cedo, é vítima de violência do estado, institucional e familiar. Para que os espaços estejam melhor preparados para receber as crianças/jovens em sua integralidade e individualidade, adultos nas escolas e instituições, nos comércios, calçadas e praças onde as infâncias circulam, receberão treinamento e capacitação.

Além disso, será produzido um “GUIA DE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO” para intervenção com a Pedagogia de Emergência a todos participantes.

O Impacto

  • Quebra do círculo de violência, reduzindo danos e impactando gradativamente o tecido social e gerações futuras
  • Conhecimento por parte dos educadores e outros agentes dos princípios básicos da Pedagogia Waldorf e da Pedagogia da Emergência
  • Melhora na saúde mental das pessoas que assistem estas infâncias e, consequentemente, no tecido social da comunidade.
  • Propagação dos fundamentos da Pedagogia de Emergência através da distribuição do “guia de ações”, nas instituições parceiras do bairro que trabalham na proteção à infância.

Galeria de Imagens

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