NÓS DA PRIMEIRA INFÂNCIA 2022

projeto

NÓS DA PRIMEIRA INFÂNCIA 2022

INSTITUIÇÃO PROPONENTE

INSTITUTO MAIANA DE AMPLIAÇÃO PEDAGOGICA E SOCIAL

A pedagogia Waldorf como inspiração para a prática na Educação Infantil pública

ÁREA

EDUCAÇÃO

REGIÃO

SÃO PAULO – SP

ANO DE APOIO

2022

O desafio

Desde o início deste século, com a expansão do atendimento às crianças nas unidades de educação infantil no Brasil, tornou-se essencial refletir a respeito de quem é a criança da primeira infância, como ela se desenvolve e do que realmente ela necessita. Nos habituamos e ver nas escolas de educação infantil a alfabetização precoce, o brincar como atividade dirigida (na qual há falta de autonomia e criatividade individual), brinquedos inapropriados e em excesso, ambientes frios e pouco acolhedores; educadores com baixa qualificação profissional e com pouca percepção de si e do outro.

Além disso, as questões manifestadas pelas crianças são, muitas vezes, demasiadamente complexas e desafiadoras para os educadores que, sem recursos ou ferramentas, acabam por sentirem-se impotentes e frustrados.

O Projeto

O projeto visa ampliar a compreensão do desenvolvimento infantil, a partir da Antroposofia, a educadores (docentes e gestores) que trabalham nas unidades de educação infantil das redes pública e conveniada, bem como professores auxiliares de maternais e jardins de infância Waldorf.  Com conteúdos vivenciais e reflexões sobre o universo dessa faixa etária, o curso se propõe a oferecer recursos pedagógicos para auxiliar os educadores em sua prática pedagógica e proporcionar maior clareza e convicção da importância e do impacto de seu trabalho na vida das crianças e na sociedade em geral.

O Impacto

  • Conscientização dos educadores a respeito do desenvolvimento infantil e das necessidades das crianças em cada fase do 1º setênio
  • Reconhecimento dos educadores a respeito da potencialidade que cada criança traz ao nascer e do que ofertar a ela em cada momento específico
  • Mudança no ritmo e na rotina da escola a partir do conhecimento adquirido
  • Elaboração de atividades que potencializam o desenvolvimento, proporcionam resiliência e promovam o protagonismo e autonomia da criança (como o brincar livre e criativo)
  • Ampliação da sensibilidade com maior autopercepção como ser humano e profissional em desenvolvimento e reconhecendo a importância de sua atuação no mundo
  • Criação de ambientes acolhedores para as crianças a partir das ferramentas, tanto teóricas quanto artísticas, oferecidas ao longo do curso

Galeria de Imagens

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR