CURSO SOBRE CULTIVARES BIODINÂMICOS E COMUNIDADE QUE SUSTENTA AGRICULTURA (CSA) NO RIO GRANDE DO SUL

projeto

CURSO SOBRE CULTIVARES BIODINÂMICOS E COMUNIDADE QUE SUSTENTA AGRICULTURA (CSA) NO RIO GRANDE DO SUL

INSTITUIÇÃO PROPONENTE

INSTITUTO CULTURA DA TERRA E BIODINÂMICA                   

Do cultivo agroquímico ao cultivo agroecológico

ÁREA

AGRICULTURA

REGIÃO

PORTO ALEGRE – RS

ANO DE APOIO

2023

O desafio

Atualmente, as zonas rurais de Porto Alegre e região metropolitana vem sendo alvo do agronegócio, desestabilizando as formas tradicionais de fazer agricultura nos territórios onde se encontra boa parte da agricultura familiar do Estado do Rio Grande do Sul.

A utilização de insumo químicos vem aumentando junto com a desigualdade social. A partir do curso de Agricultura Biodinâmica promovida pela Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA-RS), dentro de um Assentamento da Reforma Agrária no município de Viamão/RS, onde estiveram reunidos 65 cursistas participantes de diversas regiões do RS e do Brasil, pode-se perceber a carência e interesse dos agricultores e consumidores em alimentos agroecológicos.

Atualmente, no Estado do RS existe um interesse muito grande por parte dos agricultores em conhecer e praticar a agricultura biodinâmica em seus organismos agrícolas, especialmente por agricultores familiares com baixas condições financeiras.  

O Projeto

O projeto tem como meta construir uma ponte social entre agricultores que produzem alimentos e precisam de mercados para escoá-los e consumidores conscientes que querem acessar alimentos produzidos de maneira sustentável e com segurança nutricional. Para tal, será oferecido um curso de Introdução em CSA e Agricultura Biodinâmica a agricultores e extensionistas, almejando que sejam protagonistas em suas comunidades rurais e multiplicadores de tecnologias sociais para um mundo mais justo e fraterno.

O Impacto

  • Aumento do número de agricultores ecologistas
  • Diminuição da produção de alimentos a partir da Agricultura Agroquímica
  • Aumento na produção e comercialização de alimentos Agroecológicos
  • Venda direta “Farm to Table”
  • Criação de CSAs
  • Aproximação de consumidores e agricultores
  • Manutenção dos agricultores e agricultoras em sua região de origem, evitando a migração do campo para a cidade

Galeria de Imagens

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR