IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES DE REFERÊNCIA EM MANEJO BIODINÂMICO DE APIS MELÍFERA

projeto

IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES DE REFERÊNCIA EM MANEJO BIODINÂMICO DE APIS MELÍFERA VISANDO PRODUÇÃO DE MEL E PRÓPOLIS NO ASSENTAMENTO DE IPERÓ E COMO UNIDADE DE REFERÊNCIA NA ABD

INSTITUIÇÃO PROPONENTE

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGRICULTURA BIODINÂMICA

Instalação de apiários para a preservação das abelhas

ÁREA

AGRICULTURA

REGIÃO

IPERÓ – SP

ANO DE APOIO

2022

O desafio

As abelhas vêm sofrendo constantemente com o atual cenário mundial de crise ambiental e mudanças climáticas que tanto assolam a vida no planeta. Diante desse cenário, é necessário repensar a forma de manejar as abelhas, oferecendo para os enxames condições mais próximas das que eles encontrariam na natureza se ela estivesse preservada. É possível fazer esse manejo a partir da instalação de apiários em toras de árvores de forma circular, respeitando assim, o comportamento original das abelhas. Este método de manejo dos enxames foi desenvolvido a partir de olhar fenomenológico e tem se desenvolvido como uma nova apicultura biodinâmica em diversos países.

O Projeto

O projeto se destina à instalação de dois apiários em dois assentamentos rurais no município de Iperó-SP, visando a produção de mel e própolis para atender as necessidades da comunidade, em especial no âmbito da saúde uma vez que esses dois produtos são muito eficientes na prevenção e no tratamento auxiliar de diversas doenças. Pretende-se também estruturar uma unidade de referência deste manejo biodinâmico de abelhas Apis melífera na sede da ABD, em Botucatu, com a finalidade de conservação e educação ambiental.

O Impacto

  • Capacitação de trabalhadores rurais para a produção de mel e própolis
  • Manejo correto e respeitoso de enxames
  • Geração de renda
  • Criação de um centro-escola

Galeria de Imagens

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR