VALE DO MEL

projeto

VALE DO MEL

INSTITUIÇÃO PROPONENTE

ANJOS DO SERTÃO

A preservação da caatinga aliada à geração de renda no sertão piauiense

ÁREA

AGRICULTURA

REGIÃO

CANTO DO BURITI, ELISEO MARTINS E SÃO RAIMUNDO NONATO – PI

ANO DE APOIO

2022

O desafio

Apesar do mel da região do sul do Piauí ser um dos mais puros do mundo, em sua grande maioria, ele é extraído da natureza a partir de queimadas. A consequência desse tipo de extração é a diminuição considerável dos enxames de abelhas nativas, agentes fundamentais na regeneração do planeta e no desmatamento da mata branca (Caatinga), bioma que é a morada de diversos animais silvestres.

Uma segunda problemática nesta atividade são os “atravessadores”, que não remuneram de modo justo a cadeia produtiva, retendo para si a margem que seria do pequeno coletor de mel. Aliado a isso tudo há o fato dos produtores não saberem como agregar valor (geração de renda) ao produto, levando os jovens a migrarem para a área urbana por não verem valor nas atividades rurais de sua terra natal.

O Projeto

O “Vale do Mel” visa co-criar uma nova consciência através da criação da Rede de Apicultores Regeneradores de Vida, trazendo um impacto positivo tanto no aspecto ambiental quanto social para a região. A região onde será realizado o projeto é conhecida mundialmente como uma das 3 principais áreas para produção de mel orgânico. Cercada pela Floresta Branca (Caatinga) e longe das grandes produções com agrotóxicos ou transgênicos, as abelhas podem produzir o mel mais puro e com diversos atributos medicinais.

Serão capacitadas 100 famílias de povoados locais em apicultura e melipocultura, e apresentadas a novas tecnologias que gerem e/ou aumentem a renda, criando oportunidades de trabalho e ajudando a quebrar o ciclo de pobreza das gerações anteriores.

O Impacto

  • Capacitação de 100 famílias apicultoras
  • Conscientização das famílias apiculturas a respeito dos benefícios da extração adequada do mel
  • Aumento na produção de mel orgânico
  • Alteração do modelo de produção extrativista para um modelo sustentável ambientalmente
  • Preservação do bioma Caatinga
  • Aumento de renda para as famílias a partir do valor agregado ao produto comercializado
  • Possibilidade de trabalho aos jovens que não precisarão se deslocar para as cidades em busca de ofertas de emprego.

Galeria de Imagens

CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR